Você está aqui: Página Inicial / Assuntos Acadêmicos / Notas e Frequência / Mudança no sistema de notas

Mudança no sistema de notas

Graduação

A implantação de notas para o ano letivo 2014 deve ser efetuada na Secretaria Acadêmica Virtual

Acessar o Sistema de Notas anterior: Implantar Notas (É necessário desabilitar o bloqueio de pop-up)

Caro Professor:

Dando prosseguimento ao processo de implantação da Secretaria Acadêmica Virtual (SAV), informamos que disponibilizamos a partir deste ano letivo de 2014 o Diário de Classe online, extinguindo o anterior sistema de lançamento de notas via Menu do Professor. Esta nova rotina possui as mesmas características do outro sistema, com algumas novas. Entre elas destacamos:

1. o professor não estabelece mais o critério de avaliação. Este papel passa a ser da secretaria do Departamento;
2. extinção do envio de documentos à DAA. Todo o processo passa a ser virtual, podendo, entretanto, serem impressos todos os tradicionais editais, controles de frequência e listas de presença para uso do professor;
3. caso opte, o professor poderá fazer o lançamento do controle de frequência online de seu equipamento, no momento de cada aula, desde que haja disponibilidade de rede wireless. Somente são lançadas faltas, otimizando-se o processo. O sistema faz na publicação de cada edital de avaliação o somatório de faltas dos alunos. Todo lançamento de nota ou falta é gravado diretamente no banco de dados, em tempo real;
4. devem ser definidas as datas da realização de cada avaliação da aprendizagem, para que o sistema faça os devidos controles de frequência e cientificação das mesmas;
5. cada disciplina/turma pode possuir vários anexos (exemplos: listas de presenças, listas de reposição de aulas, atestados médicos etc.), todos arquivados digitalmente;
6. após o fechamento da turma, o professor solicita a reabertura, se necessário, via online;
7. todos os critérios e programas das disciplinas, tanto da graduação quanto da pós-graduação, estarão disponíveis para a comunidade universitária. Ainda estamos em processo de migração dos dados referentes aos programas. Os critérios de avaliação também terão disponíveis o conteúdo textual de sua descrição.

Como acessar a SAV e o Diário de Classe?

Um link de acesso rápido (Sec.Acadêmica Virtual) encontra-se na página desta Diretoria. Sugerimos utilizar o navegador Mozilla, que tem apresentado um layout mais adequado para o sistema.
O professor insere o seu login (ex.: erjunior) e em seguida sua senha institucional.

Ao ingressar na SAV, o professor deve procurar a pasta PLANO DE ENSINO. Nesta existem as pastas para lançamento de notas, controle do Diário de Classe e relatórios (listas de presença e controle de frequência).
O sistema irá solicitar, ao acessar cada disciplina/turma, a definição das datas das avaliações. O professor faz a inserção dessas datas, podendo, a qualquer momento, fazer alteração das mesmas.
A utilização dos recursos é similar ao sistema anterior e as instruções específicas serão repassadas gradativamente. Posteriormente, desenvolveremos um tutorial para este novo sistema.

Os secretários dos Departamentos já receberam o treinamento para a utilização do sistema e poderão auxiliá-los neste início do processo de implantação. Também colocamos à vossa disposição o estagiário Rodrigo ( ra60617@uem.br ou 3011-4478) para qualquer dúvida ou sugestão quanto à SAV.

Aproveitamos para agradecer a vossa paciência e compreensão, já que não foi possível disponibilizar imediatamente o sistema no primeiro dia de aulas deste ano letivo em virtude dos problemas de ordem técnica.

Atenciosamente,

Elisiário Ribeiro Junior,